• 02 de janeiro de 2024
  • JORNAL DO MEIO AMBIENTE DO ESTADO DE SÃO PAULO
  • 2414

Visão para 2024: novo ciclo da ONU com momentos de janeiro a junho

Em 2024, a ONU estará mais uma vez no centro dos esforços internacionais para enfrentar os desafios mais urgentes do mundo, desde fortalecer a economia global até apoiar a ação climática e manter a paz em áreas de conflito.


As Nações Unidas pretendem usar suas capacidades para reunir líderes e tomadores de decisão na esperança de tornar o mundo um lugar mais pacífico, equitativo e próspero para todos.


Janeiro: Uma análise da saúde da economia global
Enquanto muitos vivem as celebrações de fim de ano, o lançamento do relatório Situação Econômica Mundial e Perspectivas provavelmente não trará muito alívio: a edição de 2024 deste estudo autorizado deve prever um crescimento econômico lento e progresso limitado em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O panorama, liderado pelo Departamento de Assuntos Econômicos da ONU, é atribuído a restrições monetárias, fraco comércio global e investimento, além do aumento das vulnerabilidades da dívida, agravadas por riscos geopolíticos e impactos climáticos crescentes.


Um inverno desesperado em Gaza
O conflito em Gaza provavelmente continuará dominando as notícias possivelmente por meses. A resolução do Conselho de Segurança adotada em 22 de dezembro, pedindo mais ajuda à região, é considerada um passo na direção certa, mas a situação continua desesperadora para a população civil.


Após o acordo adotado na Conferência Climática COP28, que pela primeira vez viu as nações do mundo concordarem com uma transição para longe dos combustíveis fósseis, 2024 verá o primeiro Dia Internacional de Energia Limpa em 26 de janeiro.


A celebração reflete o rápido crescimento no uso de fontes de energia renovável, que estão se tornando mais acessíveis para comunidades que, até então, não tinham acesso à eletricidade.


Fevereiro: Reunião do “Parlamento Mundial do Meio Ambiente”
O estado do meio ambiente estará em alta na agenda em fevereiro, quando a Assembleia Ambiental das Nações Unidas se reunir. O chamado "parlamento mundial do meio ambiente" reúne governos, grupos da sociedade civil, comunidade científica e setor privado para destacar as questões mais urgentes e melhorar a governança global do setor ambiental.


A ser realizada entre 26 de fevereiro e 1 de março na sede do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, em Nairóbi, a reunião terá foco nas mudanças climáticas, perda de biodiversidade e poluição.


Dois anos de guerra na Ucrânia
O dia 24 de fevereiro marca dois anos completos desde a invasão da Ucrânia pela Rússia. A ONU continua a fornecer ajuda humanitária às comunidades afetadas.


Em 21 de fevereiro, a ONU celebra o Dia Internacional da Língua Materna para conscientizar sobre a importância da educação infantil multilíngue no idioma. Cerca de 40% da população mundial não tem acesso à educação em sua língua materna.


Março: A luta pelos direitos das mulheres
Ao longo de oito décadas, a Comissão as Situação da Mulher vem pressionando por ações em prol da igualdade de gênero. A CSW contribuiu para algumas das convenções mais amplamente acordadas na história da ONU, incluindo a Declaração sobre a Eliminação da Discriminação contra a Mulher em 1967 e a Declaração de Pequim em 1995, o principal documento de política global de igualdade de gênero.


A sessão de 2024 ocorrerá de 11 a 22 de março, com ênfase na aceleração da conquista da igualdade de gênero, empoderamento de mulheres e meninas por meio do combate à pobreza, e fortalecimento de instituições e financiamento com uma perspectiva de gênero.


Nem uma gota para beber
Em 2015, o mundo se comprometeu com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 como parte da Agenda 2030 - a promessa de que todos teriam acesso a água potável e saneamento adequado até 2030. No entanto, o mundo está longe do objetivo e bilhões de pessoas são prejudicadas por não terem acesso suficiente à água potável e saneamento.


No Dia Mundial da Água, 22 de março, a ONU aumenta a conscientização sobre a necessidade de acelerar as mudanças, muitas vezes com a ajuda do ator Matt Damon, que fez frequentes aparições na sede da ONU como cofundador da organização water.org.


"Arranjada em palavras, colorida com imagens, marcada com o ritmo certo, o poder da poesia não tem igual", diz Audrey Azoulay, diretora-geral da agência da ONU para a cultura, Unesco, para o Dia Mundial da Poesia, celebrado em 21 de março. O objetivo do dia é promover a arte, especialmente em línguas ameaçadas.


Abril: Os Povos Indígenas têm sua voz
Quando a ONU foi criada, os direitos e prioridades dos Povos Indígenas geralmente não eram considerados uma prioridade, mas tudo mudou com o estabelecimento do Fórum Permanente sobre Questões Indígenas, o maior encontro de povos nativos no Sistema das Nações Unidas.


O Fórum foi estabelecido em 2000 para dar voz a eles e permitir que se reunissem para discutir questões globais. Espera-se que a reunião de 2024, que acontece de 15 a 26 de abril, tenha um aspecto jovem: muitos líderes jovens indígenas serão convidados a falar sobre os problemas que os afetam e afetam suas comunidades.


Muito ou pouco?
Agora há mais de 8 bilhões de pessoas no planeta, e a população mais do que dobrou nos últimos 50 anos. No entanto, há crescentes temores de uma "crise de subpopulação" ou até mesmo um colapso na população humana, à medida que as taxas de fertilidade diminuem.


Em 16 de abril, a agência que lida com os direitos reprodutivos da ONU, Unfpa, lançará seu relatório anual Estado da População Mundial, e provavelmente sublinhará novamente a importância das mulheres terem autonomia sobre seus corpos e serem capazes de tomar suas próprias decisões sobre saúde, sexo ou contracepção.


O que quebra barreiras, é um símbolo de união e paz e encoraja novas formas de expressão? Sim, a resposta é... o jazz! E é por isso que 30 de abril é o Dia Internacional do Jazz, liderado pelo lendário pianista Herbie Hancock. Espere outro concerto com estrelas para marcar o dia.


Maio: Ameaças e oportunidades da tecnologia digital
Nos primeiros anos deste século, havia uma crescente realização de que a tecnologia digital teria um impacto profundo na vida humana, para o bem e para o mal. Em resposta, governos e agências da ONU se uniram em 2003 para a primeira Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação, na esperança de adotar acordos multilaterais sobre o uso da tecnologia.


Vinte e um anos depois, e no contexto de temores intensificados em torno do desenvolvimento e uso da Inteligência Artificial, a Cúpula se reúne em Genebra de 27 a 31 de maio. Delegados discutirão os desafios e oportunidades da nova tecnologia, e a importância de acordos internacionais para governar seu uso.


Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento lutam para sobreviver
Apesar de seu reduzido tamanho e população, os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento atraíram muita atenção nas recentes conferências climáticas, aumentando a conscientização sobre a ameaça existencial que a crise climática representa: alguns deles correm o risco de serem completamente submersos devido ao aumento do nível do mar nos próximos anos. O desenvolvimento sustentável e a resiliência diante da crise serão abordados na quarta Conferência Internacional, que será realizada em Antígua e Barbuda de 27 a 30 de maio.


Junho: Caminho para prosperidade dos países em desenvolvimento sem litoral
Os países em desenvolvimento sem litoral enfrentam desafios específicos, desde altos custos de transporte até importações caras e isolamento dos mercados mundiais. Em reconhecimento a isso, a ONU realizou uma conferência em Almaty, no Cazaquistão, em 2003, dedicada às necessidades dessas nações.


Vinte anos depois, a terceira edição será realizada em Kigali, Ruanda, de 18 a 21 de junho. Os delegados terão a tarefa de moldar a nova agenda de desenvolvimento para os países em desenvolvimento sem litoral ao longo da próxima década.


Gatos, cães e corvos
Ban Ki-moon, o único ex-secretário-geral da ONU vivo, que liderou a organização de 2007 a 2016, comemorará seu 80º aniversário em 13 de junho. Sob sua liderança, a ONU Mulheres foi criada, e ele foi fundamental para colocar a crise climática na agenda internacional, com a Cúpula sobre Mudanças Climáticas de 2007.


Haverá ainda muitos tapetes enrolados passando pelos portões de segurança da sede da ONU em 21 de junho, quando os colegas tentarão se esticar em posições nomeadas em homenagem a vacas, gatos, cães e corvos, alguns com mais graça do que outros. A ocasião faz parte das celebrações do Dia Internacional do Yoga, reconhecido por seus benefícios físicos, mentais e espirituais.


 


 

Empresas contempladas